segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Noite de Gala - Parte II

Continuando nossa série de matérias sobre as Noites de Gala do Studio Dança Tamara Lisa, abordaremos hoje o espetáculo de 2010, cujo tema foi "Enquanto Houver Música...". Vejam só o que a Thais me contou a respeito:


Muito mais que Musicais...
"Com o sucesso do espetáculo "Viagem pelo Mundo", as expectativas para o evento do ano seguinte foram muito maiores, assim como também cresceu a credibilidade em nosso trabalho. Como resultado conseguimos realizar uma festa ainda mais grandiosa que a primeira. E para o segundo ano, a ideia fazer algo que valorizasse a Música. Porém quando se pensa em um espetáculo cujo tema é a própria música, as pessoas já costumam associar aos musicais da Broadway, e novamente nós quisemos fugir do tradicional. Por isso, além dos musicais, nós também agregamos temas de filmes musicais e temas que marcaram época. A nossa intensão era homenagear a música como um todo, e assim surgiu o "Enquanto Houver Música..."".

Vivendo por Ela
"A Música e a Dança são como o Sol e a Lua: Assim como o Sol, a Música tem força suficiente para existir sozinha. Mas a Lua depende da luz do Sol para existir. Da mesma maneira, a Dança só existe "Enquanto Houver Música...". A coreografia-tema do espetáculo foi ao som de "Vivo por Ella", com interpretação de Andrea Bocelli, por justamente sintetizar a relação que o bailarino tem com a música. É por ela (a música) que o bailarino vive e é com ela que os sentimentos mais inexplicáveis se transformam em movimentos perfeitos! Após esse "abre-alas", somos convidados a um passeio por esse universo encantador, com os personagens mais incríveis e famosos de todos os tempos... Vamos ao fundo do mar brincar com "A Pequena Sereia", observamos a grande paixão de "Billy Elliot" pelo Ballet, tentamos desvendar os mistérios do "Fantasma da Ópera", seguimos pela estrada de tijolos amarelos, que fica além do arco-íris, para encontrar "O Mágico de Oz"... Mas para quem está nos bastidores, a certeza é só uma: a de que todos querem estar "Sob a Luz da Fama"! Assim como você, "Julieta e o seu Romeu" e "A Bela e a Fera" são convidados de honra para assistir "O Casamento do meu Melhor Amigo". E se por acaso "Der a Louca nas Princesas", não pense duas vezes, "Vem Dançar", porque essa é a razão pela qual o bailarino vive, e não para nunca!".


A 3º parte da matéria sobre as Noites de Gala ainda reservam muitas surpresas!!!
Aguardem...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Noite de Gala - Parte I

Eis um momento muito especial, tanto para professores quanto para os alunos: A Noite de Gala do Studio Dança Tamara Lisa. Um momento mágico que dura o ano todo, desde a escolha do tema, a confecção do cenário, figurinos, a escolha das coreografias para cada turma, os ensaios, a apresentação!!! Com certeza é inesquecível...
E eu me lembro que quando conversei com a Thais no começo do ano, quando então escrevi uma postagem sobre a criação da escola, ela me contou alguns aspectos da Noite de Gala e os desafios que a produção desse evento apresenta a cada ano que passa. E hoje nós vamos começar a nos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

Montando um Espetáculo
"Nós temos um grande amigo, o nome dele é Jorge Costa, que foi professor da Tamara e nos deu muito apoio quando abrimos a escola. E desde o início ele sempre perguntava uma coisa que pode ser considerado um ponto de partida: "Qual é a cara que você quer dar pra sua escola?". Se a pessoa quer que o carro-chefe seja o Ballet Clássico, tem que se investir na montagem de ballets de repertórios."

A Escolha de um Tema
"Porém, no começo, nós não tínhamos elenco suficiente para fazer uma montagem como a do ano passado, que foi do repertório "O Quebra-Nozes". Por isso, nós optamos por realizar um espetáculo mais simples, e com um diferencial: pautando a realização do evento em cima de um tema. É um diferencial pois a maioria das escolas de dança montam o chamado "Divertissement", com a primeira parte inteiramente clássica e uma segunda parte com as demais modalidades, como Jazz e Dança Contemporânea. Em espetáculos como esse, as coreografias apresentadas não possuem nenhum tipo de "conexão", são muito diferentes uma da outra. A nossa intensão é justamente fugir desse clichê, e abordarmos temas que podem ser trabalhados de diferentes formas e, ao mesmo tempo, criando uma ligação entre todas as coreografias".

Uma Viagem pelo Mundo...
"O tema escolhido para a montagem do primeiro espetáculo foi "Viagem pelo Mundo", que apesar de ser simples, também foi bastante rico. A proposta era desenvolver coreografias que proporcionassem ao espectador uma verdadeira volta ao mundo em forma de dança, e em nossa pesquisa de campo nós conseguimos agregar muitos valores de cada um dos países escolhidos para a apresentação, como o folclore, a indumentária, os costumes, os ritmos musicais... Por conta disso outros ritmos se juntaram ao Ballet e ao Jazz, como foi o caso do Tango, representado pela Argentina, do Samba representado pelo Brasil e dos ritmos latinos como Salsa, Merengue e Mambo, representados por Cuba. Já os Estados Unidos tiveram três coreografias bem distintas: uma de Jazz (Chicago), uma de Danças Urbanas (Nova York) e uma de Country (Texas)."

"E é claro que nós não poderíamos deixar a parte clássica de fora!!! Como grande representante dessa viagem nós escolhemos a variação do Pas de Deux "Esmeralda". Como todos sabem, os ciganos são um povo nômade, que não ficam em um lugar por muito tempo. Foi por esse motivo que nós escolhemos como subtítulo "A Cigana Viajante pelo Mundo...". Além de Esmeralda, outros 3 personagens de repertório passaram por essa grande festa: Representando a França tivemos a variação feminina do 1º ato de Giselle, da Espanha veio Kitri, dançando a variação do 3º ato do clássico Don Quixote, e da Grécia veio a variação feminina do Pas de Deux "Diana e Acteon", que pertence ao 2º ato do repertório Esmeralda".

Obs: A variação de Esmeralda apresentada no espetáculo não pertence ao repertório de mesmo nome. Em outra ocasião escrevo uma matéria sobre esse repertório, ok?

Um Grande Sucesso!
"Como eu já contei uma vez, quando nós resolvemos mesmo realizar esse espetáculo, muitos pais ficaram inseguros e questionaram essa decisão, pois era o primeiro ano de funcionamento da escola e ainda haviam poucos alunos. Mas nós acreditamos e mesmo com o pouco nós conseguimos fazer uma festa linda e que acabou surpreendendo, e consequentemente aumentando as expectativas para o ano seguinte..."


E na próxima matéria abordaremos o espetáculo de 2010... Não percam!!!
Um grande bj!!!