quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Novidades na Videoteca!!!

É pessoal... a videoteca do Studio Dança está fazendo sucesso... Todo mundo pegando os vídeos pra assistir e até sugerindo novos títulos. A Thais chegou a comentar que será aberto um espaço pra quem quiser ver esses DVDs na própria escola! Pois é, a ideia realmente tomou forma, e daqui pra frente, só tende a crescer!!!

Depois de alguns meses de funcionamento, eis que anunciamos nossas novas aquisições:

Cinderella
The Royal Ballet, 1969


Cinderella
The Birmingham Royal Ballet, 2010


Don Quixote
American Ballet Theatre, 1983


O Corsário
The Kirov Ballet, 1989


Balé Russo
Documentário, 2005


O Fantasma da Ópera


Dirty Dancing


Barbie em as 12 Princesas Bailarinas

Mais adiante traremos novos títulos!!! E se tiverem alguma sugestão, é só falar!!!

Até a próxima pessoal!!!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A Noite de Gala - Parte III

E aí pessoal? Estão gostando das nossas postagens???
Então preparem-se, pois a nossa viagem pela história das Noites de Gala do Studio Dança Tamara Lisa ainda não acabou...
Hoje conheceremos melhor todo o processo de montagem da Noite de Gala 2011. Eu apenas digo uma coisa: Se um espetáculo com apenas 1 tema já dá um trabalho enorme, imaginem quando é um tema duplo!!! Vejam só o que a Thais me contou a respeito:


Remontando um Repertório
"Quando trabalhamos com a Mônica Urbino nós nunca tivemos a experiência de remontar um ballet de repertório completo. Tanto lá como aqui no Studio era sempre muito comum remontarmos variações (solos) e pequenos trechos... Mas quando assistimos em 2010 uma remontagem da Magaly Bueno da peça "A Rainha das Neves" nós ficamos encantadas, principalmente pelo fato de ser uma montagem amadora. O único ponto de referência que se tem em relação ao ballet são as montagens profissionais, e quando um clássico é remontado a nível amador, a pessoa responsável precisa fazer uma releitura da história que será contada e adapta-la ao elenco que está disponível. Isso representa um grande desafio!"

Missão "O Quebra-Nozes": À Caminho do Reino dos Doces!!!
"Como primeira remontagem de repertório, nós escolhemos "O Quebra-Nozes" em virtude de ser uma peça curta, que se passa em dois atos, e ter uma história famosa. Um conto mágico que se passa em uma noite de Natal e mostra o sonho da menina Clara, que ao ganhar de presente um boneco Quebra-Nozes, embarca em uma aventura repleta de fantasia que inclui uma batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército, e uma incrível viagem pelo Reino das Neves e pelo Reino dos Doces...
Mas apesar de tanto a história como as músicas serem bastante populares, quando se fala em ballet de repertório a grande maioria das pessoas acaba encarando com um certo distanciamento, talvez por não haver um maior envolvimento com essas obras. Uma coisa que contribui muito pra que isso ocorra é o fato de não existir uma divulgação adequada desse tipo de arte. Porém quando se escolhe um repertório pra apresentar, a gente acaba se envolvendo com todo o universo que os ballets nos proporcionam, além de todos aprenderem muito ao longo do processo. Participar de uma montagem como essa desenvolve disciplina, concentração, além de outros atributos que são essenciais, não somente na dança como também na própria caminhada pela vida."

Unidos em Prol da Sustentabilidade!
"Tudo o que a gente se propõe a fazer aqui no Studio dá sempre muito certo, pois todos são muito unidos!!! Onde não existe aquela competição acirrada que se vê em muitas academias, as coisas acabam fluindo melhor, gerando assim resultados mais satisfatórios... E uma coisa que contribuiu pra aumentar essa união foi a criação do projeto "Dança Sustentável", que consiste em arrecadar materiais recicláveis para a confecção de adereços de palco. Desde o início foi um enorme sucesso, pais e alunos colaboraram, não somente trazendo os materiais requisitados, como também ajudando da produção cenográfica. Isso é muito gratificante pra todos, especialmente para os alunos, pois eles não participam somente do processo de montagem coreográfica... é como construir uma casa, onde cada um ajudou a colocar os tijolos. Chegar no dia da apresentação e ver que tudo o que você contribuiu para que acontecesse valeu a pena não tem preço!"







Nos Caminhos da Literatura...
"Mas além de montar uma peça inteiramente clássica, e que acabou fazendo um enorme sucesso, nós também tínhamos que pensar em uma segunda parte que pudesse abranger as outras modalidades presentes na escola. E como não podia ser diferente, novamente escolhemos um tema... Eu e a Tamara somos formadas em Letras, e nós já tínhamos há algum tempo um projeto de montar um espetáculo com base em temas da literatura. Seguindo esse caminho surgiu o "Entrelinhas...". Algumas obras que foram escolhidas para representar o tema foram "Dom Casmurro", "A Mulher de Trinta Anos", obra francesa que inspirou a coreografia "Elas por Elas", a lenda de "Prometeu e a Caixa de Pandora" que deu origem ao duo "Pandora", e a literatura nordestina, representada pelas obras "Vidas Secas", "Grande Sertão: Veredas" e também pela Literatura de Cordel, que acabou virando um verdadeiro "Forrobodó"."

Um Erro que Deu Certo!
"Uma curiosidade a cerca da coreografia "Forrobodó" veio de um ensaio-geral que aconteceu no Teatro do CEU Meninos. Nessa ocasião, todo o elenco das duas partes se reuniu pra poder passar o espetáculo inteiro junto pela primeira vez. Porém, no decorrer daquele dia, acabamos tendo diversos problemas com o som do teatro, que parou as músicas no meio das coreografias por diversas vezes! Quando o elenco da última coreografia subiu ao palco pra ensaiar, a música parou no final, e pro ensaio não parar todos começaram a cantar pra poder terminar. A princípio, Forrobodó seria dançada com a música inteira, mas a Tamara gostou tanto desse improviso no meio do ensaio que essa "falha" acabou entrando pra coreografia!"

E cá entre nós, ficou perfeito não é mesmo?




Pra Terminar...
"É claro que nós não conseguimos focar 100% no tema, primeiro porque algumas coreografias já tinham uma montagem muito própria, e segundo porque a primeira parte do espetáculo já havia tomado conta de grande parte do tempo que tínhamos disponível. Mas ainda assim nós conseguimos realmente deixar nas entrelinhas, na imaginação das pessoas, a mensagem que queríamos passar...".


É isso aí pessoal!!! Depois desse rolê pela história das Noites de Gala anteriores, na próxima matéria entraremos de cabeça no tema desse ano, que como todos já sabem, contará a história de Cinderella!

Até a próxima!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Rede Globo visita o Studio Dança!

Marquem essa data pessoal: 02/10/2012
Esse é com certeza um marco na trajetória do Studio Dança Tamara Lisa! Nesse dia especial a repórter Izabella Camargo e a equipe da Rede Globo estiveram em nossa escola para gravar uma matéria sobre Ballet Adulto. Confiram abaixo algumas fotos do que rolou durante a visita:

Carro da Equipe de Reportagem da Rede Globo


Nossa aluna Juliana calçando as Sapatilhas de Ponta


Thais, Tamara e a repórter Izabella Camargo


Na barra, pliê...


Tendu...


E no centro port de bras, com a Izabella passeando entre as bailarinas...


E a criançada também saiu na foto!!!


Hora da Entrevista!!! Com um depoimento emocionante da Juliana...


E da Carla! Histórias que mostram que nunca é tarde pra se realizar um sonho!


Thais sendo entrevistada


Equipe Studio Dança sempre unida em tudo o que realizamos!!!


Tamara, Juliana, Thais e Izabella


Gostaria de fazer um agradecimento especial a todos que participaram desse momento: a nossa aluna Juliana Mel e sua mãe, que trouxeram a emissora até nós e nos ajudou na realização de mais esse trabalho, a Izabella Camargo e sua equipe, a todas as meninas que participaram da gravação... Enfim, a todos, o nosso muito obrigada!!! Pelo carinho, confiança e credibilidade.

Ainda não temos a data certa de quando a matéria será exibida. A previsão é que passe ainda essa semana, ou mesmo na semana que vem. Nós manteremos todos informados a respeito... E assim que a reportagem estiver disponível, também divulgaremos aqui no blog e nas redes sociais, fiquem ligados!


Um grande bj a todos!!!