segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A Borralheira - Retrospectiva

Já estamos à todo vapor com a produção da Noite de Gala 2013, cujo tema será Coppélia. Ensaios, medidas para o figurino, escolha das músicas... São muitos os detalhes que sempre procuramos pensar com todo o cuidado para que tenhamos um espetáculo inesquecível!
E pra aproveitar esse clima, que tal recordarmos a nossa última apresentação?
O tema do ano passado foi a história de Cinderella, chamada na nossa montagem de "A Borralheira". Ao contrário do espetáculo de 2011, em Cinderella nós optamos por fazer uma única apresentação, inserindo números de Jazz e Dança Contemporânea em meio a obra do genial Sergei Prokofiev, e por isso o título foi mudado.
No começo do espetáculo nós tivemos a apresentação da Cia de Dança Tamara Lisa, com uma obra do coreógrafo Jorge Costa: Crônicas de uma Vida Qualquer.

Crônicas de uma Vida Qualquer
Coreografia: Jorge Costa

Em seguida tivemos a entrega solene dos diplomas da Royal Academy of Dance, onde entre os alunos nós tivemos 4 formandas: as alunas Camila Carvalho, Julia Albuquerque, Juliana Machado e Lidiane Mendes.
E logo depois da retrospectiva do ano, enfim abriram-se as cortinas para revelar o espetáculo montado pelo Studio! Confesso: Senti falta daquela narração na voz da Thais com a sinopse de Cinderella, pois a do ano anterior que contava a história do Quebra-Nozes foi realmente muito marcante! Mas narrações à parte, tem início o primeiro ato...


A Borralheira - Ato I

Foi um ato até que longo comparado à obra original... Das interpolações feitas, a dança das estilistas com os vestidos das duas irmãs foi a minha parte preferida!!! Lembro que me diverti muito no primeiro ensaio-geral... E a caracterização da Madrasta também ficou muito legal!!! Parabéns à intérprete, e agora mamãe, Camila Leal!


A Borralheira - Ato II e Ato III

O segundo ato foi o que mais conservou a música original de Prokofiev, excluindo-se apenas duas passagens: a cena das Floristas, que antecede a entrada da Cinderella no baile, e a cena da meia-noite, que foi chamada de "A Linha do Tempo", interpretada pela turma do contemporâneo. Um grande destaque foi a variação da segunda irmã, que fica maluca atrás de um cupcake! Segundo comentário de uma das alunas, parece que essa coreografia foi inspirada no esquilo da animação "A Era do Gelo", que vive correndo atrás de uma noz. Será que o David Bintley (coreógrafo da versão do Birmingham Royal Ballet, que inspirou a montagem do Studio) pensou nisso quando criou essa divertida variação?
O último ato, na realidade, acabou se tornando uma única cena, e a música que encerra a peça, e que tocou no dia da apresentação, não é muito perceptível no DVD, mas com certeza ela é o final perfeito para Cinderella!
Para quem não lembra, pode conferir no vídeo abaixo:

Cena Final de Cinderella - Pacific Northwest Ballet
Com Rachel Foster e Lucien Postlewaite
Coreografia: Kent Stowell

O momento mais marcante foi a primeira formatura do Studio Dança Tamara Lisa!!! Uma turma aparentemente tão pequena, mas com lições valiosas que cada um vai levar por toda vida, seja professor ou aluno. Parabéns Meninas!!! Que vocês sejam muito felizes na nova jornada que se inicia...

E vamos em frente, pois o tempo não para! Mais um espetáculo vem chegando por aí...
Ansiosos? Então aguardem a próxima postagem, onde abordaremos melhor o tema deste ano!!!

Um Grande Abraço!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dicas de Leitura - Parte II

Prontos para continuarmos???
Nossa dica de leitura de hoje é a série "Contando Histórias de Ballet", projeto desenvolvido por Teresa Vilela. O kit contém um livro e dois CDs com a narração de 10 histórias, sendo cada uma delas ao som de suas respectivas trilhas sonoras.
Neste belo trabalho nós podemos conhecer melhor os seguintes ballets de repertório:

- A Bela Adormecida
- A Sílfide
- Coppélia
- La Fille Mal Gardée
- O Corsário
- O Quebra-Nozes
- Don Quixote
- Giselle
- O Pássaro de Fogo
- O Lago dos Cisnes

Vocês podem escutar uma prévia das narrações e adquirir esse kit por R$ 50,00 através do site Meu Mundo Criança
Apesar do nome do site, eu acredito que esse projeto seja voltado para todos aqueles que desejam se aventurar no universo dos ballets. Afinal para dançar ballet é preciso muito mais que simplesmente conhecer todos os passos...

Um grande abraço à todos!
E até a próxima^^