quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ballet "O Corsário"

Oi pessoal, td bem?
É sempre um grande prazer pra mim estar aqui com vocês, dividindo com todos as curiosidades e histórias sobre o universo da dança e do ballet.
A postagem de hoje é um pedido mais que especial da Profª Tamara, e hoje nós vamos conversar um pouco sobre um ballet repertório chamado "O Corsário".

Cena "O Jardim Animado"
The Bolshoi Ballet

A história foi baseada no poema "O Corsário" de Lord Byron, foi originalmente coreografada por Joseph Mazilier com partitura de Adolphe Adam (o mesmo compositor de "Giselle") e foi apresentada pela primeira vez ao público em janeiro de 1856 pelo ballet da Ópera de Paris.
As montagens mais atuais são derivadas da versão criada por Marius Petipa para o Ballet Imperial de St. Petersburg, e que incluem músicas de outros compositores: Leo Delibes (responsável pelas obras Coppélia e Sylvia), Cesare Pugni (responsável pelas obras Esmeralda e A Filha do Faraó), Riccardo Drigo (responsável pelo remanejamento da partitura de "O Lago dos Cisnes" para a montagem de Petipa/Ivanov) e Prince Oldenbourg. Atualmente apenas três grandes companhias tem essa peça em seu repertório: Kirov/Mariinsky, que é utilizada como base para diversas remontagens, American Ballet Theatre, que incorporou bem mais a música original de Adolphe Adam, e a nova montagem do Bolshoi. 


A História:
O ballet é contado em 3 atos, com prólogo e epílogo, e começa em alto mar, onde o navio de Conrado, líder dos corsários, enfrenta uma tempestade. Apesar dos esforços de sua tripulação, o navio acaba encalhando na costa de uma ilha grega. Conrado e seus homens, Birbanto e o escravo Ali, são encontrados na praia por um grupo de jovens, lideradas por Medora e sua melhor amiga Gulnara. Eles contam sobre suas aventuras e como foram parar naquele lugar, e durante o relato, Medora e Conrado imediatamente se apaixonam. Elas são surpreendidas por Lankedem, um mercador de escravos que as captura e as leva para serem vendidas por altos preços. Os corsários ficam a espreita e seguem seus passos para tentar resgatá-las.
Enquanto isso no mercado de escravos, um rico Paxá de nome Seid está a procura de belas mulheres para seu harém. Lankedem lhe mostra todas as mulheres que capturou em suas viagens, mas nenhuma lhe interessa, até o momento em que Gulnara é apresentada. Lankedem e Gulnara dançam o famoso número conhecido como "A Escrava e o Mercador", muito encenado em apresentações de gala.

Pas de Deux "A Escrava e o Mercador"
The Kirov Ballet, 1989

O Paxá fica encantado com Gulnara e oferece a Lankedem uma alta quantia por ela. Mas o grande trunfo do mercador havia sido guardado para o final: a bela Medora. Imediatamente o Paxá faz a sua oferta, mas logo em seguida um viajante desconhecido oferece uma soma mais alta e consegue ganhar a disputa pela jovem. O desconhecido se revela ser Conrado, e juntamente com seus homens causam um grande alvoroço!  Eles predem Lankedem e o levam para seu navio, juntamente com Medora e suas amigas.

No segundo ato, Conrado e seus homens levam Medora, suas amigas e o prisioneiro para sua caverna de tesouros. No auge das celebrações, Conrado e Medora declaram seu amor e Ali jura fidelidade ao casal. Juntos, os três dançam o Le Corsaire Pas de Deux, outro número muito apresentado em galas, porém de forma reduzida: a segunda variação masculina não chega a ser utilizada.


Le Corsaire Pas de Deux - Versão Integral
The Kirov Ballet, 1989



Le Corsaire Pas de Deux - Versão Reduzida
The Bolshoi Ballet, 2012

Uma das jovens pede à Medora interceder para que todas sejam libertas. Conrado cumpre a sua promessa,  causando revolta em Birbanto, que firma um acordo com Lankedem. Em troca de sua liberdade, ele lhe ensinaria a preparar uma poção, que quando espirrada em flores faz adormecer aquele que a cheirar.
Conrado e Medora entram em cena e ficam felizes com a chance de poderem finalmente estar a sós. Esta presenteia seu amado com um buquê de flores, dado a ela por Lankedem. Ao sentir o perfume, Conrado adormece, e Medora é novamente capturada por Lankedem e Birbanto. Ali aparece e desperta Conrado, para que juntos eles possam resgatar Medora.

O terceiro ato se passa no harém do Paxá Seid, nos confins da Turquia. O poderoso Paxá está festejando com Gulnara quando Lankedem aparece e trás consigo três odaliscas para entretê-los.

Pas de Tois das Odaliscas
American Ballet Theatre, 1999

Em seguida, o mercador traz o grande prêmio: Medora! Apesar de estar triste, ela se anima ao rever sua melhor amiga Gulnara. Elas, juntamente com as mulheres do harém, vão a um jardim repleto de flores e magnificas fontes, para celebrar a harmonia, beleza e a graça. Essa cena é conhecida como "O Jardim Animado".
Cena "O Jardim Animado"
The Kirov Ballet

O Paxá é alertado sobre a chegada de misteriosos peregrinos, o que coincide com a oração da tarde, conduzida pelo seu líder que na realidade é Conrado disfarçado. Sua identidade e a de seus homens é revelada e eles enfim conseguem resgatar Medora e Gulnara. 
O ballet termina com a partida de Medora, Gulnara, Ali e Conrado, que vão em busca de novas aventuras.

Apesar da história ser a mesma, ela é contada de maneiras diferentes em cada cia, o que acaba alterando a ordem cronológica dos acontecimentos.

Espero que tenham gostado!
Um grande abraço a todos!!!

Um comentário: