segunda-feira, 23 de junho de 2014

Histórias de Vida

Por Cássia Martin

Quem assiste a uma linda bailarina dançando, destemida em cima de um palco, não imagina toda a história que ela tem para contar. Nem sempre os caminhos estão abertos em uma sociedade que pouco valoriza as artes. Mas, para quem tem competência para superar desafios, tudo é possível.



Superação deveria ser o sobrenome da bailarina Rosana Cristianne, de 14 anos. Iniciou as aulas de ballet aos 5 anos de idade, passou por diversas escolas e sempre foi assídua nas aulas: com o tempo aprendeu a conciliar os estudos e a dança.
Talentosa como só ela, foi convidada para um festival de dança em Lyon, na França. A falta de recursos e o sonho de dançar em solo francês fez a bailarina pensar em uma opção para angariar fundos. A solução: dançar na rua, mais precisamente na famosa Avenida Paulista, em São Paulo, onde passam mais de um milhão de pessoas diariamente. Convenceu seus pais e outras três amigas: Bianca Ramos (15 anos), Julia Togni (13) e Giovanna Furlan (13).
Foi aí que nasceu o “Ballet na Paulista”. As quatro meninas superaram o medo e a vergonha de dançar na rua e em sua primeira apresentação se depararam com um público receptivo e emocionado. Muitas pessoas nunca haviam visto bailarinas, muitas crianças entraram na dança junto com as meninas e até moradores de rua cederam suas moedas para dar vida ao sonho.


As meninas do Ballet na Paulista

Os pais de Rosana, José Roberto e Marta, já estavam quase vendendo o carro da família para ajudar a viagem – não foi preciso. A experiência rendeu não só o dinheiro para a viagem como uma experiência que mudou a forma como Rosana vê a dança.
A família, aliás, foi essencial para o projeto dar certo. De seguranças a motoristas, de sonoplastas a figurinistas, os pais da bailarina estiveram presentes em todos os momentos, em todas as apresentações e ensaios. É a prova de que amor é mais importante que dinheiro.
Esse ano, ingressou no Studio Dança Tamara Lisa em São Paulo. Além de um exame da Royal Academy of Dance de Londres (que foi realizado em maio), preparou também uma variação do repertório Coppélia, dançou em diversos festivais de dança e para sua surpresa foi aceita no Festival de Dança de Joinville, o mais importante do país.


Variação de Swanilda, 1º Ato - Repertório "Coppélia"
IV Pariz Summer Festival

Quando soube da notícia, saiu pulando pela escola com um sorriso de orelha a orelha.
Os resultados realmente são incertos, porém em termos de merecimento, Rosana já é campeã.

O Ballet é um universo repleto de histórias, dos mais diferentes tipos, desde aquelas mostradas nos palcos, com princesas, camponesas, fadas e amores impossíveis, até aquelas que se passam por trás das cortinas fechadas... Histórias de amor à dança e superação, como a que a Cássia trouxe para nós hoje.

Você tem alguma para compartilhar conosco? Então mande para nós!
A próxima pode ser a sua...

Um grande abraço!

Um comentário:

  1. Minha filha é uma guerreira, pq enfrentar uma Av. Paulista não é pra qualquer um. Sonhos podem ser realizados quando tem força de vontade e determinação. Tenho muito orgulho dela e a amo de mais. Atualmente ele está no studio de dança Tamara Lisa e muito feliz por ter professores maravilhosos e talentosos. Só temos q agradecer o carinho q ela foi recebida por essa familia Tamara Lisa. Obrigada.

    ResponderExcluir