segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Entrevista Especial

Pois é, faltam menos de duas semanas para a nossa Noite de Gala!!! Estão todos muito ansiosos para conferir como ficará a montagem desse ano... Mas enquanto esse dia mágico não chega, trago para vocês uma matéria muito especial: uma entrevista com Lidiane Mendes, uma de nossas formandas que interpretará o papel principal do espetáculo "A Borralheira". Ela me contou sobre como ela se interessou pelo ballet, sua experiência ao interpretar papéis de grande importância e quais são os seus planos para o futuro.



Os Primeiros Passos
“Eu tenho uma irmã cinco anos mais velha que fazia dança. Ela praticou ballet por, mais ou menos, doze anos e depois parou. Mas mesmo com essa influência eu nunca me interessei. Eu gostava mais de outras coisas, como andar de skate, de patins, e na adolescência eu tive uma grande afinidade com o teatro. O ballet entrou na minha vida mesmo aos 20 anos. Nessa época eu estava na faculdade, 1º ano de Psicologia, e eu precisava fazer uma atividade física que não fosse muito pesada, foi quando uma amiga me sugeriu o ballet. Confesso que eu não tinha o perfil "bailarina", mas quando eu entrei na sala de aula e a música começou a tocar foi amor à primeira vista! Daquele dia em diante eu fui em frente e nunca mais quis sair. Eu comecei fazendo aula uma vez por semana, mas era muito pouco pra mim, eu queria fazer todos os dias! Foi quando eu vim pra escola da Tamara em 2010 e fui aumentando a minha carga horária. Mesmo quando eu não faço ou não dou aula, eu estou sempre dançando alguma coisa, ensaiando... Hoje eu simplesmente não consigo ver a minha vida sem o ballet, e não entra na minha cabeça o fato de que antes eu não dançava!”.

Tempo de Dançar...
“Se tem uma coisa que eu aprendi na minha jornada foi que o tempo da dança é muito relativo, pois o seu desenvolvimento depende do quanto você se dedica. Eu danço há 4 anos e sempre fiz muitas horas de aula, nas férias costumo fazer cursos intensivos, então eu consegui uma evolução mais rápida. Pela Royal eu estou no grade 8, no meio do ano que vem eu faço a prova final e ainda continuo meus estudos pra me tornar bailarina profissional, que é o chamado Vocacional.”

Juliana Machado, Camila Carvalho e Lidiane Mendes
Exame da Royal, 2012

O Primeiro Papel a Gente Nunca Esquece...
“Na Mostra Interna do ano passado eu decidi que eu iria dançar a Variação de Kitri, do pas de deux de Don Quixote, meu repertório preferido! Antes disso eu nunca tinha interpretado nenhum papel semelhante e posso dizer que foi muito difícil! Pra você ter ideia, eu comecei a ensaiar apenas dois meses antes, e hoje eu tenho a consciência de que não é assim, do dia para a noite. Meu corpo não estava preparado, e eu aprendi que pra se dançar qualquer papel de repertório você precisa estudar pelo menos um ano, e pra uma melhor adaptação os ensaios devem ter uma duração bem maior, com uma média de 6 meses. Eu me lembro que no dia apresentação eu estava muito nervosa, passava mil coisas ao mesmo tempo pela minha cabeça... em suma: Eu fiquei estática naquele momento! Depois que eu dancei, o comentário do júri foi: “Você podia ter sorrido!”. Mas apesar de toda tensão, eu também acabei me divertindo porque é assim mesmo. Quando você está pra entrar no palco vem aquele frio na barriga, aquele medo de esquecer tudo, mas depois que você entra a música te leva e aí é só alegria!!!”


Um Desafio Açucarado!
“A Fada do Açúcar foi meu primeiro papel em uma peça completa e o convite para interpretá-la veio justamente após eu ter dançado a Kitri na Mostra. Mas ao contrário de feliz eu fiquei mais nervosa ainda... Apesar de parecer simples, a coreografia é muito trabalhosa e bastante cansativa, são praticamente 12 minutos!!! Os ensaios foram bem estressantes, me deu muita câimbra, porque Fada exige muita força, muito sobe-desce, e pra mim foi bastante complicado. Na minha concepção, eu achava que por ser uma fada a coreografia era mais expansiva, a música mais alegre, e era totalmente o oposto do que eu pensava: uma música pequena, com passos pequenos... Eu realmente não entendia o porque. Ao ensaiar a variação eu me sentia muito limitada, e pra piorar a situação o feedback da Tamara durante os ensaios não estava sendo positivo. Acho que foi a soma de tudo isso que me fez pegar raiva desse papel... É simplesmente a variação que eu menos gosto de dançar! Mas quando chegou no dia da apresentação as coisas fluíram tão bem que ela ficou boquiaberta! Posso dizer que foi mágico, a gente não errou nada, foi perfeito! Mesmo com todos os acontecimentos, dançar esse repertório foi uma experiência incrível onde meu aprendizado e nível técnico evoluíram muito."


Lidiane Mendes como Fada do Açúcar e Rodrigo Rosa como Príncipe
O Quebra-Nozes - Noite de Gala, 2012

O Pas de Deux: Desafio em Dose Dupla!
“Acredito que a parte que eu mais gostei de dançar foi o pas de deux: a música é linda e a coreografia muito gostosa de dançar. Mas mesmo sendo melhor e menos dolorida que a variação, eu também enfrentei alguns contratempos... Eu e o Rodrigo éramos melhores amigos, fazíamos tudo juntos, todos os dias, e nós acabamos dançando esse pas de deux juntos. Só que quando você inicia um trabalho com alguém próximo você acaba tendo uma relação muito diferente. Tanto eu como ele temos um gênio muito forte, a divergência de opiniões era grande, e pra dançar um pas de deux tem que se ter confiança no partner, pois é uma relação muito íntima. Pra você ter ideia nós brigamos tanto em todos os ensaios que a Tamara chegou a falar assim pra mim: “Você tem que ficar quieta, bailarina não fala!!!”.  Esse ano nós vamos dançar juntos de novo e a gente entrou num acordo, porque no final é sempre tão divertido que não vale a pena brigar! Hoje a gente tem essa consciência de que “a união faz a força!”.”


Interpretando a Gata Borralheira
"Ao contrário do que aconteceu no Quebra-Nozes, eu estou amando fazer a Cinderella! Até porque hoje eu tenho uma outra consciência, meu corpo está mais preparado, e ao meu ver a música casa perfeitamente com a história e também com a coreografia. O bailarino sempre vai se destacar mais em alguma coisa, seja no balance (equilíbrio), na expressão, nos giros, nos saltos, no alongamento... o meu forte com certeza é o balance, e nas sequências coreográficas da Cinderella tem muito disso, esse papel acabou caindo como uma luva. Me identifiquei muito com esse ballet!"

Lidiane Mendes como Cinderella
Ensaio fotográfico para o espetáculo "A Borralheira"


Olhando para o Futuro...
"O meu repertório preferido com certeza é Don Quixote, e eu sonho em dançar a peça inteira como Kitri. Outro número que eu quero interpretar e que eu tenho ensaiado sempre que posso é o pas de deux "A Escrava e o Mercador", do ballet "O Corsário". Aprendi essa coreografia num curso que fiz nas férias de julho e me apaixonei por ela! Mas o meu grande desejo mesmo é aprender e poder interpretar todos os papéis de todas as peças que existem!!! Como mencionei, eu não consigo ver a minha vida sem o ballet e eu quero seguir adiante na minha formação pra que esse propósito de fato se concretize!"


Que história hein??? A vida de um bailarino é assim, cheia de altos e baixos, mas no fundo a certeza é uma só: o amor pela dança fala mais alto e é esse sentimento que nos impulsiona a alcançar nossos objetivos. 

Desejo que você Lidi consiga tudo o que deseja em sua vida... Quando te vi dançando no ano passado podia jurar que você começou quando criança. Você dança muito! Continue assim e vai chegar muito longe...

Grande abraço a todos pessoal!!!!

2 comentários:

  1. Faz 2 anos e meio eu acho que minha filha esta no Studio Tamara Lisa! E nossa acho incrivel a força de vontade dessas meninas principalmente da Lidiane, eu também achava que ela dançava desde pequena, ela tem uma expressão corporal incrivel parabéns e continue assim que vai almejar os seus objetivos!
    Tayná Fernandes (mãe da Stefanny Freitas)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lidi, pela sua determinação e esforço!!! Realmente vc é uma exceção no mundo do ballet e um exemplo para nossa alunas que iniciam seus estudos na fase adulta!
    Me orgulho muito de vc!
    bjs
    Tamara Lisa

    ResponderExcluir