terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O trabalho na barra

Uma barra de ballet é um varão para apoiar as mãos e os pés durante os aquecimentos de ballet. O termo "barra" pode se referir ao instrumento em si, mas os exercícios efetuados na barra de ballet também podem se chamados de "barra". A barra de ballet como instrumento fica geralmente à altura da cintura, montada na parede ou numa base independente. A barra pode ser feita de madeira ou metal para proporcionar uma superfície robusta para os bailarinos nela apoiarem suas mãos e pés. Uma barra de ballet se situa normalmente num estúdio de dança mas para praticar exercícios em casa bailarinos podem usar as costas de uma cadeira.

Grande parte de muitas aulas de ballet acontece na barra. Apesar de parecerem repetitivos e para alguns alunos tornarem-se até chatos com o tempo, o trabalho na barra é realmente importante e devem compor uma parte significativa de uma aula de balé, seja para iniciantes, bem como bailarinos avançados.

Mesmo que os exercícios realizados na barra possam parecer monótonos, eles são feitos para ajudar bailarinos a construir a força e aprender a colocação correta do corpo. O que fazemos na barra deve ser levado para o centro, para a diagonal e para o palco.

Os exercícios na barra:

- ajudam a aquecer os músculos
- aumentam a velocidade e precisão dos pés
- ajudam o corpo a se preparar para saltos
- aumentam a flexibilidade
- aumentam a força na coluna vertebral
- melhoram o equilíbrio.

Boas aulas!
Dryelle Almeida - www.mundobailarinistico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário